segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova versão cinematográfica de "O Retrato de Dorian Gray" deturpa obra original


Está em cartaz em São Paulo o filme "O Retrato de Dorian Gray". Trata-se de uma nova versão para o cinema do livro clássico escrito por Oscar Wilde em 1890 - e que já foi adaptado inúmeras vezes para TV ou cinema, em diversos países; as versões mais famosas foram filmadas em 1945 (nos EUA) e 1970 (na Alemanha).

Infelizmente, esta nova versão (Inglaterra, 2009), sofre de um conhecido e recorrente problema dos remakes atuais: tenta "atualizar" a história e inserir novos elementos. E a pergunta é: para quê?

Não seria mais interessante respeitar minimamente as criações originais do autor? Afinal, se o objetivo - louvável - é resgatar a obra e refilmá-la para que seja apresentada às novas gerações, deveria ser mantido o básico do que o autor tentou passar. Mas com a inserção de elementos estranhos à obra, o resultado é uma espécie de "telefone-sem-fio". Quem não leu o livro e só assiste a essa nova versão, fica com a ideia equivocada da história de Dorian Gray.

E a história, bastante conhecida, é essa: Dorian Gray é um jovem herdeiro milionário e órfão que passa a frequentar a classe burguesa de Londres no século XIX. Com sua jovialidade e beleza magnética, encanta a todos - principalmente o pintor Basil e o bon-vivant Henry Wotton.

Basil decide pintar o retrato de Dorian. O rapaz, ao ver sua imagem imortalizada à perfeição no quadro, faz uma espécie de "pacto" com forças ocultas - ele quer que sua imagem real permaneça sempre bela, jovem e intocável; enquanto que a imagem na tela é que vai envelhecer em seu lugar.

Ao mesmo tempo, o cínico Lorde Wotton corrompe Dorian Gray, apresentando-o a um mundo sórdido e hipócrita, e incentivando o rapaz a cultivar a crueldade, a arrogância e o desprezo por tudo e todos, colocando-o num pedestal de superioridade e esnobismo, na eterna busca do p
razer e do hedonismo sem fim, sem escrúpulos e sem culpa.
Nova versão cinematográfica de "O Retrato de Dorian Gray" deturpa obra original
E a maldição se concretiza: os anos passam e Dorian Gray permanece intacto externamente, conservando sua beleza e juventude, enquanto o Dorian do retrato transforma-se em um monstro - simbolizando o caráter do personagem.

Apesar de algumas cafonices visuais, o filme vai bem até o meio, mas depois cai - principalmente com a entrada em cena de um personagem que não existe no livro: a filha de Henry Wotton.

Não se sabe o porquê, mas o fato é que a tal filha surge na segunda parte do filme e vive um romance lírico (!) com Dorian Gray, e vem salvá-lo de sua podridão, tentando resgatá-lo e "purificar" sua alma, já que ele está arrependido (!!) e tenta se libertar da maldição que o acometeu.

A personagem soa patética e absurda, por diversas razões - primeiramente, por ser filha de Wotton, o principal criador do monstro em que se transformou Dorian Gray. Ao perceber que a garota se envolveu com Dorian, Wotton também se modifica, virando um pai moralista e careta (!!!), que tenta separar o casal.

Em segundo lugar, porque Oscar Wilde - um dos gays mais famosos da humanidade, considerado por muitos como "o pai dos gays", além de ser o trovador dos "dândis" - criou Dorian como um personagem que respira homoerotismo. Apesar de seus envolvimentos sexuais com mulheres, Dorian é muito mais uma criação ligada ao universo gay do que heterossexual. Daí mais um equívoco do filme, trazendo uma mulher como "a salvadora" e "purificadora" dos crimes do rapaz, héteronormatizando o personagem e dando um tom moralista e conservador à obra.

Para coroar: ao longo da projeção, o filme vai ameaçando alguns efeitos típicos de filme de terror, até finalmente explodir na sequência final, esbanjando efeitos especiais cafonas e vulgares, dignos de filmes de horror de quinta categoria, mais uma vez deturpando o livro - a história de Dorian Gray é assustadora por tudo aquilo que simboliza, sem precisar mostrar nada de maneira explícita.

A versão atual cai na armadilha de buscar o horror pelo visual, pelo externo, descartando as sutilezas que a história propõe. Tudo é visual, tudo é exposto, nada é sugerido neste filme - e assim, o longa termina vazio e frustrante.

Oscar Wilde deve estar se revirando na tumba. Ou não, afinal, ele era o próprio Lorde Wotton, sempre pronto a disparar tiradas sarcásticas. Deve estar, então, tomando um belo chá com colegas como Proust e sorrindo ferino diante desse novo filme, talvez dizendo: "Oh, esses novos cineastas são tão encantadoramente criativos... pena que não sejam bonitos". 

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