sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Cristóbal Balenciaga é tema de nova biografia

O estilista Cristóbal Balenciaga em seu ateliê na George V; à direita, a capa da nova biografia do  (Foto: Reprodução)
Cristóbal Balenciaga, estilista espanhol que transformou seu sobrenome em uma das grifes mais respeitadas do mundo, é tema de uma nova biografia. Em The Master of Us All: Balenciaga, His Workrooms, His World, a autora Mary Blume apresenta um panorama da carreira do recluso estilista espanhol – em toda sua carreira, ele só concedeu uma entrevista, após o anúncio de sua aposentadoria – com diversas particuliaridades de sua história contada por duas fontes especiais: Florette Chelot, a primeira funcionária de Cristóbal em Paris, com quem trabalhou por mais de trinta anos até o fechamento da maison em 1968, e John Fairchild, editor-contribuinte da publicação Women's Wear Daily por mais de 15 anos, famoso por perseguir os passos do estilista e mandar seus repórteres para plantões na banca onde ele comprava seu jornal diariamente, atrás de detalhes adicionais de seu trabalho.
 
Nas páginas do lançamento, Blume também rebate o fato de que Balenciaga tenha alcançado seu status de grande couturier apenas na França. "Ele tinha 41 anos quando chegou ao país, e já fazia muito sucesso [ainda na Espanha]", revela Blume em entrevista ao WWD sobre o título. Outro detalhe revelado por suas fontes? "Fiquei fascinada ao descobrir que ele realmente preferia trabalhar com corpos mais curvilíneos", conta a autora, que levou para o livro um clique que mostra Cristóbal provando um modelo em Hulda Zumsteg, uma de suas poderosas clientes. Também reunidas estão as inovações de estilo atribuídas à Balenciaga: a manga-melão, os modelos "saco" e babydoll de vestidos e o chapéu-véu, criado em 1967 para acompanhar um de seus vestidos de noiva (que ganhou uma reinterpretação por Nicolas Ghesquière na coleção verão 2012 da grife). The Master of Us All: Balenciaga, His Workrooms, His World será lançado no dia 05.02 e já está disponível em pré-venda em sites internacionais.
Duas das inovações criadas pelo couturier: o vestido com a parte da frente mais curta, como no modelo pink com plumas de 1959 (Foto: Reprodução)
fonte: Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário