sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Efeito Downton Abbey: centenas de turistas invadem vila inglesa praticamente desconhecida


  (Foto:  )

Há coisas que só a tietagem explica. E os (bons) seriados da TV são o novo grande imã de fãs capazes de quase tudo para se sentirem no clima de seu programa favorito. É o caso do ótimo Downton Abbey (exibido no Brasil pelo canal pago GNT), trama que retrata a relação entre nobres da dinastia Crawley e seus empregados em um condado inglês no início do século XX, que foi capaz de transformar uma pacata vila inglesa em um novo polo de turismo. O detalhe mais curioso é que o tal vilarejo na divisa entre Wiltshire e Dorset não tem absolutamente nada a ver com a trama de Julian Fellowes.
 
Explica-se: acenas da série não são gravadas na Downton da vida real e sim em spots aristocráticos espalhados pelo país – principalmente no castelo de Highclere, em Hampshire. Na trama televisiva, o condado fictício é mencionado como parte de Yorkshire, que na verdade fica a mais de 200 milhas longe da tal vila homônima.

Mas isso não impede que centenas de fãs desembarquem mensalmente na cidade em busca do mood da série, que já foi indicada 14 vezes ao Emmy. James Neve, encarregado de um hotel no vilarejo, contou ao Telegraph: “Toda semana temos hóspedes perguntando o caminho para a casa de Downton Abbey, mesmo que o visual daqui não tenha nada a ver com o da série. Já virou um hábito para nós dizer que aqui é sim Downton, mas não aquela da TV”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário