segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Da Vinci é eleito o gay mais influente da História, e têm brasileiros premiados na lista. Confira!
No início do ano, a revista Superinteressante publicou uma lista muito polêmica, com 6 gays que marcaram a História. Do outro lado do Atlântico, a Revista Mate, publicação voltada para o público GLS, resolveu eleger as 500 personalidades homossexuais mais influentes da História. O burburinho também foi grande. Seis jurados ao redor do mundo consideraram que o homossexual eleito o mais influente da História foi Leonardo da Vinci: pintor, engenheiro, botânico, cientista...
Confira o topo do ranking, com as demas personalidades:
1) Leonardo da Vinci
2) Sócrates (filósofo)
3) Alexandre, o Grande (rei da Macedônia)
4) Stephen Fry (ator e roteirista)
5) Oscar Wilde (escritor e poeta)
6) Harvey Milk (ativista da causa gay)
7) Peter Tchaikovsky (compositor)
8) Júlio César (líder da Roma Antiga)
9) William Shakespeare (escritor)
10) Andy Warhol (artista)
Preconceituoso ou inclusivo?
Críticos do ranking argumentam que personalidades como Sócrates e Alexandre não deveriam dividir espaço com os outros, afinal, viveram em uma época em que nem havia o conceito da homossexualidade, que é característico da modernidade. Eles são de um momento histórico em que relacionamentos sexuais entre pessoas do mesmo sexo não eram discriminados. Nessa linha, a classificação seria, portanto, anacrônica.
Há quem argumente, inclusive, que o ranking é discriminatório. A Mate afirma justamente o oposto: a intenção da publicação teria sido combater o preconceito, mostrando que personalidades gays também contribuíram para o desenvolvimento social.
Brasileiros na lista
Nomes brasileiros também estiveram entre os premiados. O melhor colocado foi André Fisher, criador do Mix Brasil, um portal brasileiro de notícias do universo gay. Ele aparece em 261º lugar. O diretor de teatro e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, ocupa a 358ª posição. Em 379º, está o antropólogo e historiador Luiz Mott e, em 422º, o escritor João Silvério Trevisan.
Fonte: HQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário