sábado, 10 de novembro de 2012


Guernica, 1937 por Pablo Picasso


Guernica, 1937 por Pablo Picasso

Provavelmente o trabalho mais famoso de Picasso, Guernica é certamente a sua declaração política mais poderosa, pintado como uma reação imediata à prática nazista bombardeio devastador casual na cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
Guernica mostra os dramas da guerra e do sofrimento que inflige sobre os indivíduos, especialmente os civis inocentes. Este trabalho ganhou um status monumental, tornando-se uma lembrança perpétua das tragédias da guerra, um símbolo anti-guerra, e uma incorporação de paz. Na conclusão Guernica foi exibido em todo o mundo em uma breve turnê, tornando-se famoso e aclamado. Este passeio ajudou a trazer a Guerra Civil Espanhola a atenção do mundo.
Picasso pintura GuernicaEste trabalho é visto como um amalgmation de estilos pastorais e épico. O descarte da cor intensifis o drama, produzindo uma qualidade de reportagem como em um registro fotográfico. Guernica é azul, preto e branco, 3,5 metros (11 ft) de altura e 7,8 metros (25,6 pés) de largura, uma tela de tamanho mural pintado em óleo.Esta pintura pode ser vista no Museu Reina Sofía, em Madri.
Interpretações de Guernica variam amplamente e se contradizem. Esta estende-se, por exemplo, para o mural de dois elementos dominantes: o touro eo cavalo.O historiador de arte Patricia falhando disse: "O touro eo cavalo são personagens importantes na cultura espanhola. Próprio Picasso certamente usou esses personagens para jogar muitos papéis diferentes ao longo do tempo. Isso fez com que a tarefa de interpretar o significado específico do touro e do cavalo muito difícil. Seu relacionamento é uma espécie de balé que foi concebido em uma variedade de maneiras ao longo da carreira de Picasso. "
Alguns críticos advertem contra confiando a mensagem polital em Guernica. Por exemplo, o touro furioso, um tema importante de destruição aqui, tem previouse pensei, seja como um touro ou Minotauro, como ego de Picasso. No entanto, neste caso, o touro representa, provavelmente, a investida do fascismo. Picasso disse que significava a brutalidade e as trevas, presumivelmente, uma reminiscência de seu profético. Ele também afirmou que o cavalo representava o povo de Guernica.

Contexto histórico


Guernica é uma cidade na província de Biscaia, no País Basco. Durante a Guerra Civil Espanhola, foi considerado como o bastião do norte do movimento de resistência republicana e epicentro da cultura basca, somando-se a sua importância como um alvo.
As forças republicanas foram feitas por facções sortidas (comunistas, socialistas, anarquistas, para citar alguns) com descontroladamente diferentes abordagens aos objetivos do governo e eventual, mas uma oposição comum para os nacionalistas. Os nacionalistas, liderados pelo general Francisco Franco, também foram faccionários mas em menor grau. Eles buscavam um retorno aos dias de ouro da Espanha, com base na lei, ordem e os valores tradicionais da família católica.
Por volta das 16:30 em Segunda, 26 Abril de 1937, os aviões da Legião Condor alemã, comandada pelo coronel Wolfram von Richthofen, bombardeou Guernica por cerca de duas horas. Alemanha, neste momento liderado por Hitler, havia emprestado material de apoio aos nacionalistas e estavam usando a guerra como uma oportunidade para testar novas armas e táticas. Mais tarde, tornou-se intenso bombardeio aéreo um passo crucial preliminar na tática Blitzkrieg.
Após o bombardeio, Picasso estava ciente do que havia acontecido em seu país de origem. Na época, ele estava trabalhando em um mural para a Exposição de Paris a ser realizada no verão de 1937, encomendado pelo governo republicano espanhol. Ele abandonou sua ideia original e em 1 de maio de 1937, começou em Guernica. Isso cativou sua imaginação ao contrário de sua idéia anterior, em que tinha trabalhado um pouco desapaixonadamente, por um par de meses. É interessante notar, entretanto, que em sua apresentação no Salão de Paris naquele verão, que atraiu pouca atenção. Ele, mais tarde, atingir o seu poder como um símbolo potente da destruição da guerra em vidas inocentes.
fonte: PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário